setembro 15, 2009

Se conduzir...não conduza!

Ao sair de casa pela manhã o Sensei consegue sentir que algo está diferente neste país, está mais calor, não há o habitual nevoeiro, a chuva ameaça cair mas…não caí…e entrando no carro…a normalidade regressa e lá vai o Sensei a caminho do trabalho, encostadinho à esquerda como é de bom tom neste pais…com o normal incremento de tráfego por estar a circular na via mais lenta…e lá chego ao trabalho mas…tudo está estranho…as pessoas estão a falar Português?!?! Estranho, então não estamos em Inglaterra?! Não?! É que eu ia jurar que em todo o caminho de carro pela auto-estrada me pareceu claramente que estávamos em Inglaterra…o pessoal todo a andar pela esquerda de tal forma que a faixa da direita estava completamente vazia e andava-se mais depressa por essa faixa.

Tão mau como os tipos que acham que devem andar a 80km/h na faixa da esquerda são os caramelos que acham que uma auto-estrada é uma estrada de uma só via…a central! Não importa se a estrada está cheia ou vazia…só andam pelo meio…e geralmente, lá está, mais devagar que os tipos (poucos) que andam calmamente pela faixa correcta, a direita.

Claro que também há aqueles a que o Mestre Seinfeld designa por Secret Laners…os tipos que vão pela esquerda, encostadinhos ao carro da frente…a fazer pisca para a esquerda! Ora tendo em consideração que já estão na faixa mais à esquerda, só podem mesmo conhecer uma faixa secreta ainda mais à esquerda e só estão à espera da entrada na mesma…ou isso ou pensam que estão na Alemanha e vão entrar numa das faixas sem limite de velocidade a qualquer momento…

E por falar nisso…porque é que será que quando se fala em prevenção rodoviária a única preocupação das nossas forças policiais é mesmo a caça à multa por excesso de velocidade, principalmente em auto-estrada?! Será que é nas AE que morrem a maior parte das pessoas? Não?! Nem de longe?!? Estranho então, não?!
Será que é sequer nas AE que acontecem a maior parte dos acidentes? O quê?! Também não?!
Será que é a velocidade nas AE que mata? É, é isso mesmo, aliás, a velocidade nas AE mata tanto que a Alemanha já quase não tem população viva porque já morreram todos nas suas famosas estradas de alta velocidade!
E não será que já é hora de ser feita uma actualização dos limites de velocidade já que andar hoje a 120km/h com um carro com todos e mais alguns sistemas de travagem, estabilidade e segurança não tem mesmo nada a ver com andar a 50km/h que fosse com um Fiat 127 há 20 anos atrás?! É melhor não…os resultados era capaz de não agradar a quem de direito e depois as pessoas ainda podiam começar a fazer perguntas e tal…

Com tudo isto só se prova que o sistema rodoviário nacional é o melhor do mundo já que mais nenhum consegue juntar a azelhice natural dos espanhóis, a impaciência típica dos italianos, a condução à esquerda dos ingleses e o liberalismo automóvel alemão assim tão bem…melhor mesmo só se também juntássemos a isto tudo os arrastões em auto-estrada dos brasileiros….ups, do que eu os fui lembrar agora!

Abraço rápido do Sensei

Sem comentários:

Enviar um comentário