Ontem o Sensei ficou, por brevissimos instantes, espantado com a qualidade do trabalho de investigação e análise efectuado por um jornal nacional...então não é que mandavam para o ar que o custo da Greve Geral de hoje era quase de 600 milhões de euros para o PIB Português?! E o Sensei pensou...eh lá, querem ver que finalmente tivemos uns jornalistas a fazer um real trabalho de análise de dados e de factos, modelizando variáveis para chegarem a um número estimado do impacto da Grave Geral no PIB?!
Mas rapidamente o Sensei caiu nele mesmo e viu que isso seria impossivel de acontecer no jornalismo nacional e com um modelo macro-económico elaboradissimo rapidamente percebeu que o valor que tinha sido apontado mais não era que o resultado da divisão do PIB de 2009 por 365 dias?!
Ora pois bem...que grande modelização económica senhores jornalistas. É que mesmo que a GGeral tivesse uma paralização de 100% do sector produtivo nacional isso não queria dizer que a perda fosse igual ao PIB médio diário...externalidades, sinergias produtivas, impacto sobre o consumo privado no dia da paralização, etc, etc, etc...nada disso importa para estes senhores, o que importa é "amandar um número...de preferência grande...cá para fora" o resto...o trabalho de reporter, de analistas de factos e de dados...isso não importa para os jornalistas nacionais...
Posto isto...talvez fosse hora de passarmos a ter "menos jornalistas de FATO e mais jornalistas de facto!"...pensa o Sensei de que!
Abraços econométricos do Sensei
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário